Brasília, 18 de Janeiro de 2018
  
 
Descubra Sergipe

Cidades histricas
Patrimnio histrico e Cultural

Topo Cidades Históricas - SE

São inúmeras as cidades sergipanas com construções de importância para o patrimônio histórico e cultural. Testemunhos principalmente do período barroco que deixaram suas marcas nos casarios, igrejas e conventos. Em Aracaju, visite o Palácio Olímpio Campos, de estilo neoclassicista. Em São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do país, os destaques são as construções barrocas espalhadas pela Praça São Francisco. A Igreja da Ordem Terceira do Carmo e o convento têm construção datada do início do século XVIII, embora se acredite que a capela original tenha sido erguida em 1699.

Já em Laranjeiras, famosa pelas manifestações folclóricas e pela arquitetura colonial, a passagem dos jesuítas está nas igrejas. O viajante aficionado pela arquitetura, pelo turismo religioso e pela história vai adorar percorrer as mesmas calçadas que nossos antepassados percorreram. Um roteiro de fé e muita cultura.
 
ARACAJU
Em 1855, Aracaju se vê transformada em capital de província. Graças à juventude dessa pequena grande cidade, a capital de Sergipe recebeu planejamento urbano moderno e tem sido cada vez mais descoberta como destino turístico para quem busca uma cidade bem urbanizada, bonita, tranquila e segura.

Nada falta por aqui, centros de artesanato, restaurantes e bares, praias urbanas e também afastadas. Não se esqueça de dar uma volta de barco, até a foz do São Francisco ou à famosa praia de Mangue Seco. As pequenas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras completam belo circuito pela região de Aracaju.

PRAIA DE ATALAIA
É o centro do agito da capital, com sua estrutura para receber o viajante com um lindo visual, bares e restaurantes. Aliás, ali fica a “Passarela do Caranguejo”, em que o nome já diz tudo: especialidades da iguaria predileta do sergipano.

OCEANÁRIO
Oceanário de Aracaju Mantido pelo Projeto Tamar, oferece 18 tanques de água doce e salgada, contando com tartarugas marinhas, tubarões e exemplares da fauna marinha local.

PRAIAS

 

As diversas praias da região oferecem lazer para todos os gostos, desde locais desertos até áreas com quiosques, repletas de dunas e coqueirais. Alguns destaques: Aruana, do Robalo, do Sarney, dos Náufragos, do Refúgio, dos Artistas (o “Havaizinho” dos surfistas).
 
AVENIDA BEIRA-MAR
Na Avenida Beira-Mar está o Museu Memorial de Sergipe, com exemplares do artesanato, folclore, cangaço e paleontologia. A memória viva do estado está aqui.

CIDADES

MARUIM
A cidade de Maruim foi um importante centro comercial, industrial e cultural do estado no final do século XIX. O estado de Sergipe nasceu lá... e não é exagero!

DIVINA PASTORA
Divina Pastora é uma cidade no interior de Sergipe onde se concentra uma das maiores peregrinações do estado tendo com Santa a "Nossa Senhora Divina Pastora.

CARMÓPOLIS
A cidade de Carmópolis surgiu de assentamentos indígenas à partir das missões jesuíticas e ainda guarda muita história pra contar.

JAPARATUBA
Japaratuba remonta aos primórdios da colonização de Sergipe, tendo sido fundada pelos jesuítas. Ainda possui referências dessa época que conta uma parte da história do país.

PROPIÁ
O município de Propiá se destaca pela missões jesuíticas que aportaram por lá no século XVII. Também é famosa pela fabricação de doces típicos. Destaque para o doce de batata, considerado o melhor do Estado de Sergipe.

SÃO CRISTÓVÃO
São Cristóvão Cidade histórica do estado de Sergipe, é considerada monumento nacional. São Cristóvão situa-se ao norte do estuário do rio Vaza-Barris, no litoral sergipano. Suas festas religiosas atraem fiéis do Brasil inteiro.

ITAPORANGA D´AJUDA
Uma cidade majestosa em festas culturais, religiosas e artísticas.A alegria reina de janeiro a dezembro contagiando a comunidade e visitantes que aproveitam as datas festivas do município para conhecer os pontos turísticos, como a Praia da Caueira, que faz de uma simples visita um momento inesquecível.

ESTÂNCIA
Possui um rico e vasto acervo de monumentos e obras tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

SANTA LUZIA DO ITANHY
Importante cidade histórica de Sergipe. Suas raízes vêm das tribos indígenas dos Tupinambás que habitam o local e influenciaram bastante os costumes do povo.

TOMAR DO GERU
A cidade de Tomar do Geru é famosa por suas tradições e na quantidade de atrativos religiosos. Há muitas construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.


GASTRONOMIA SERGIPANA:
Na Praia de Atalaia está o centro gastronômico, onde se encontram restaurantes de comida internacional e a autêntica comida regional, tanto do litoral como do sertão. Peixe e carne de sol, frutos do mar e macaxeira, pirão e bode assado.

ARTESANATO
No Mercado Municipal, entre frutas e outros produtos da região, pode-se encontrar o tradicional artesanato sergipano. São rendas, redes, bordados, cerâmicas e peças de fibras vegetais.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Clima:
Tropical, com temperaturas oscilando entre 18ºC e 36ºC.

Acessos:
Por via rodoviária

Aracaju liga-se às principais capitais brasileiras pelas BRs 101 e 235. O acesso para São Cristóvão e Laranjeiras é a BR-101.

Por via aérea
O Aeroporto de Aracaju, oficialmente chamado de Aeroporto Santa Maria, fica a 10 km do centro da cidade e recebe vôos regulares das principais capitais do país.

Distâncias de Aracaju:
Brasília: 1.741 km
Rio de Janeiro: 1.855 km
São Paulo: 2.168 km
Salvador: 337 km
Maceió: 290 km
São Cristóvão: 30 km
Laranjeiras: 23 km


Melhores Épocas
Em março que a costa sergipana é mais quente: média máxima de 29,8ºC. A média mínima registrada em Agosto é de 21,6ºC. O estado tem, em média, 113 dias de sol anuais. A estiagem vai de Setembro a Fevereiro, o melhor período para se visitar Aracaju e suas praias tranquilas.