Brasília, 24 de Setembro de 2018
  
 
Especial Portugal

Vrios encantos com suas cidades seculares
Portugal entrada da Europa
Portugal aprecie esse pedacinho da Europa

O idioma em comum, Brasil e Portugal terão sempre laços estreitos. Relações que, como nos casamentos, já enfrentaram diferentes etapas, mas que hoje vivem seu melhor momento. Com todos os laços em comum, a língua, a cultura, costumes, crenças e receitas, sejam fundamentais para isso, as diferenças também atraem. Segue aqui algumas dicas do que há de melhor no destino – Portugal para que você aprecie um pouco esse pedacinho especial da Europa. Afinal, Portugal é um país para ser “provado”. E, como ocorre com os nossos pratos favoritos, repetido e sem moderação.
Portugal oferece vários encantos, como suas cidades seculares, sua gastronomia, seus encantos e maravilhas.
 
DESTINOS:  cidades para serem visitadas em Portugal.
Lisboa – Portão de entrada da Europa é a cidade número um que deve ser visitada por quem vai à primeira vez ao país. A capital do país e seu entorno, com cidades como Cascais, Estoril e Sintra. Mas erra quem pensa que Portugal é só isso. É preciso ir além à primeira viagem. Além do Tejo, por exemplo, na região conhecida como Alentejo, para descobrir Évora, e para o norte, no curso do rio Douro, para explorar a segunda maior cidade portuguesa, Porto, e a vizinha Vila Nova de Gaia, onde são produzidos os famosos vinhos do Porto. Ainda ao norte, Braga mostra-se que uma típica cidade portuguesa, com gastronomia regional apurada. No caminho maravilhas como Fátima e a história de Coimbra.


Lisboa


MUSEUS:
Portugal não tem um museu como o parisiense Louvre ou mesmo o madrilenho Museu do Prado. Mas tem importante acervo de arte moderno, e ao mesmo tempo curioso endereços, especialmente nos grandes centros urbanos, como Lisboa e o porto. Há sim um sem número de endereços históricos, patrimônios abertos à visitação e fundamentais para a compreensão adequada da história portuguesa – e consequentemente da nossa própria história.
CASA DO FADO E DA GUITARA PORTUGUESA – Em Lisboa este é o museu do ritmo musical criados pelos portugueses. A guitarra, assim como o fado é orgulho nacional.
CASA DOS PASTORES – FÁTIMA - Uma das mais visitadas atrações portuguesas, o Santuário de Fátima, a 115 km de Lisboa, foi erguido no local em que a Virgem Maria teria aparecido aos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco. A 2 km fica a casa onde eles viviam, aberta a visitação.
CENTRO CULTURAL DE BELÉM – é um espaço de exposições, sempre com mostras, muitas delas gratuitas, em Belém, bairro às margens do rio Tejo, em Lisboa. Têm restaurantes e, no interior, o Museu do Design, um dos mais modernos da capital portuguesa.
MUSEUS DOS DESCOBRIMENTOS - instalado no Centro Interpretativo à Descoberta do Mundo, em Belmonte, o Museu dos Descobrimentos recria a saga do navegador Pedro Álvares Cabral até o Brasil. São 16 sala modernas e interativas que além da chegada portuguesa ao Brasil, recriam as navegações aos continentes africano e asiático. Ocupa as antigas casas da família de Cabral e tem obras de artistas, brasileiros inclusive.
MUSEU E FUNDAÇÃO TAVARES – com projeto arquitetônico de Álvaro Siza, expoente português da arquitetura, o museu foi construído dentro do Parque Serralves, no porto. Com quatro mil m² para exposições, tem acervo de arte pop e, além dos jardins do parque, conta com a casa construída para residência do Conde de Vizela, um dos melhores exemplos de art decó em Portugal.
MUSEU NACIONAL DO AZULEJO - tipicamente português, os azulejos não poderiam ter seu museu em outro destino que não Portugal. É na capital Lisboa que está o acervo que conta a história dos azulejos portugueses, com exemplares do século XV aos dias atuais. Funciona em um convento de 1509.

Arte portuguesa em azulejos.


MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO – Em Coimbra, o museu tem arte flamenga do século XVI e pinturas portuguesas dos séculos XV e XVI no acervo, também com esculturas barrocas e renascentistas. Conta ainda com área para exposições temporárias, sendo um dos principais endereços da arte na cidade.
PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA - Mais importante monumento barroco em Portugal, a construção é um dos cinco palácios que, ao lado de mais 28 museus, são responsabilidade do Instituto dos Museus e Conservação de Portugal. Ocupa 38 mil m², tem 12 mil divisões e 156 escadas. Tudo devidamente adornado com esculturas e pinturas de mestres italianos e portugueses, principalmente. É parte, também, da rede de Residências Reais Europeias.
MUSEU DE ARTE MODERNA SINTRA – Inaugurado em 1997, este foi o primeiro museu de arte moderna de Portugal. Seu acervo abriga a coleção Berardo, um dos melhores exemplos de arte do século XX. São cerca de 700 obras divididas década a década. Há Picasso e Miró a nomes da arte pop norte-americana, como Andy Warhol e Roy Liechtenstein.



O FADO – ícone da tristeza portuguesa, o Fado, vem do latim “fatum”, significando “destino”, tem como temas principais a saudade e a nostalgia. Passou a ser conhecido depois de 1840, nas ruas de Lisboa, a partir do fado marinheiro, entre as cantigas entoadas por marujos na proa dos navios. Na metade do século XX, sofisticou-se, ganhando riqueza melódica e complexidade rítmica, além de ares literários e artísticos, sendo projetado pelo cinema, teatro e rádio a partir das décadas de 30 e 4 do século passado. As casas de Fado surgem nesse período profissionalizando artistas. Segue algumas dicas para assistir ao um bom show de Fado em Lisboa: A SEVERA, BACALHAU DE MOLHA, CAFÉ LUSO, CLUBE DO FADO, MARQUÊS DE SÁ, O FAIA, O FORCADO, PATEO DE ALFAMA, TIMPANAS e VELHO PATEO SANTANA.



GASTRONOMIA – a gastronomia portuguesa é reconhecida internacionalmente. Dos pescados aos embutidos, das especiarias aos delicados doces à base de ovos, a mesa portuguesa é tão diversa quanto farta. Sorte dos brasileiros, que têm muitas de suas receitas originárias dos pratos portugueses.


Os famosos pastéis de Belém


Para experimentar – Considerada patrimônio imaterial de Portugal, a gastronomia portuguesa produz pratos e sobremesas que justificam o abandono de qualquer dieta. A academia Portuguesa de Gastronomia coordena o Programa “Prove Portugal” que tem o apoio do Turismo de Portugal, valorizando os ingredientes originais, as receitas e os pratos produzidos pela criatividade portuguesa, abaixo, dez das delícias para experimentar “ in loco”.
ALHEIRA DE MIRANDELA – ARROZ DED MARISCO – BACALHAU À GOMES DE SÁ – CALDO VERDE – MIGAS À ALENTEJANA – QUEIJO SERRA DA ESTRELA – PASTEL DE BELÉM – PASTILHAS DE SÃO GONÇALO – SALMONETES À SETUBALENSE – SARDINHAS ASSADAS.



CAVES DE VINHO DO PORTO – a primeira região vinícola demarcada em todo o mundo cobria extensão de 100 km ao leste do rio Douro. A demarcação foi realizada pelo Marquês de Pombal, em 1756, e até hoje são das quintas da região do Vale do Douro que se originaram as uvas para fazer o vinho do Porto, envelhecido nas cavas de Vila Nova de Gaia. O vinho, nessa região, é produto turístico: as vinícolas e as caves podem ser visitadas. Há diferentes tipos de cruzeiros pelo rio Douro com foco no enoturismo.
CAVE DE BARROS – CAVE DE BORGES – CAVE DE CALÉM – CAVE DE COCKBRUN – CAVE CROFT – CAVE FERREIRA – CAVE GRAHAM – CAVE RAMOS PINTOS – CAVE SANDEMAN – CAVE TAYLOR




COMPRAS EM PORTUGAL – Sabemos que compras são uma das preferências dos brasileiros. Embora o euro mantenha-se valorizado frente ao Real, os mais consumistas não resistem aos produtos do Velho Continente. Além dos grandes shoppings e ruas de comércio das cidades portuguesas, há também lojas mais econômicas para aqueles que querem garantir, ao menos os souvenires para amigos e familiares. Confira alguns endereços onde reúnem maior diversidade de artigos em Portugal.
AMOREIRAS SHOPPING CENTER – centro comercial de Lisboa
CENTRO COMERCIAL COLOMBO - Maior shopping Center do país tem mais de 400 lojas e grande diversidade de espaço e entretenimento. Lojas, ZARA, Disney Store, Timberland, Pull & Bear, etc.

EL CORTE INGLÉS – Espanhola – é uma rede de lojas que está presente em Portugal, fica em Lisboa e Vila Nova de Gaia. Há de tudo, até supermercado dentro da loja, uma espécie de shopping Center.
FÓRUM SINTRA – no centro comercial de Sintra.
FREEPORT OUTLET - em Setúbal, na aérea metropolitana de Lisboa, é o endereço das grandes marcas de Portugal. Tem 75 mil m² de lojas, restaurantes e aéreas de entretenimento. Abre todos os dias durante a semana das 10h às 22h, e nos finais de semana, até às 23h.
MECARDO MUNICIPAL – fica em FUNCHAL, no arquipélago da Madeira, é a melhor opção para compras de artigos da ilha.
RUA AUGUSTA – em Lisboa, é um calçadão que começa e termina na Praça do Comércio, às margens do rio Tejo. Lotado de lojas, restaurantes e cafés. O endereço certo para compras de lembrancinhas de viagens. Funciona das 10h às 20h.
RUA SANTA CATARINA – na cidade de Porto é como a Rua Augusta de Lisboa, concentra lojas de todos os tipos e tem cerca de 700m de extensão. Das 9h às 19h.


Rua Augusta - Lisboa



AS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL
– Em julho de 2007 que a fundação New Sete Wonders, anunciou as Sete maravilhas do mundo moderno (Cristo Redentor é uma delas), elegeram também as Sete maravilhas de Portugal, são elas:
CASTELO DE GUIMARÃES - Guimarães é conhecido como local onde nasceu Portugal.
CASTELO DE ÓBIDOS – Medieval, o castelo está em meio à vila de Óbidos, toda ela tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
MOSTEIRO DA BATALHA – um dos fascinantes monumentos góticos do fim da Idade Média fica em Batalha.
MOSTEIRO DE ALCOBAÇA - Patrimônio da Humanidade, o mosteiro foi fundado em 1153, em Alcobaça.
MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS – Em Lisboa, é a expressão máxima da arquitetura manuelina.
PALÁCIO DA PENA - o estilo romântico do palácio, em Sintra, lembra os castelos da Bavária.
TORRE DE BELÉM – símbolo da Era dos Descobrimentos, a torre está às margens do Rio Tejo, em Lisboa.


Torre de Belém - Lisboa



ALGUMAS EXPRESSÕES PORTUGUESAS –
ACERTAS AS AGULHAS – combinar algo com alguém
ACORDAR COM OS PÉS DE FORA – acordar indisposto
APROVEITAR A BOLEIA – ir junto
CHATEAR OS CAMÕES – ir chatear outra pessoa
ESTAR COMOS AZEITES – estar aborrecido
ESTAR GIRO – estar bonito, ser legal.
METER O PÉ NA ARGOLA – fazer as coisas mal feitas
NÃO VAI SER PERA DOCE – não vai ser fácil
SER UM TROCA-TINTA – mudar de ideia facilmente, trair
TER LATA – ser descarado