Brasília, 24 de Setembro de 2018
  
 
GUIA DE PORTUGAL

Saboreie Portugal
 Durante muito tempo, os brasileiros resistiram a Portugal. Mas já faz alguns anos que o número de visitantes do País em cidades como Lisboa, Porto, Fátima e outros destinos portugueses só aumentaram.
Talvez tenha sido mesmo o excesso de intimidade, gerado pelos laços históricos e culturais, que alimentaram a resistência. Mas foram também esses laços que fizeram com que os brasileiros redescobrissem Portugal e o transformassem em um dos seus principais destinos europeus nos dias de hoje. Claro que Portugal fez a sua parte. O país se modernizou, mas sem perder a tradição e o charme típicos que fazem a diferença na escolha do destino.

Portugal é pequeno, porém grande. Entre em um carro e rode o país de norte a sul. Você verá como um país pequeno em extensão pode se revelar gigante, com uma imensa variedade de atrações, paisagens, tradições, gente e costumes. Por lá há sol forte e neve, montanhas de granito, serras e vales, praias e rios que parecem mares, como o Tejo em alguns trechos, e o Douro. Isso sem falar da gastronomia de primeira e dos doces portugueses, com seus sabores e massas perfeitos.

LISBOA

Uma das poucas capitais europeias que é banhada pelo rio e pelo mar, Lisboa sempre se mostrou acolhedora às chegadas e partidas. A facilidade de idioma, a riqueza histórica, a diversidade cultural, o clima ameno, as várias opções de compras e passeios, são algumas das principais características da cidade que fazem a alegria dos turistas. Com mais de mil anos de história, Lisboa é uma delícia de ser saboreada a pé. Caminhar por suas ruelas é programa dos mais agradáveis. Para o visitante, vale saber que, do ponto de vista turístico, Lisboa pode ser dividida em três grandes áreas: o Centro Histórico, com destaque para a Alta, o Chiado e a Baixa, onde estão as áreas tradicionais como o Rossio e a Avenida Liberdade; o Parque das Nações, uma das regiões que mais representam a modernidade da Cidade. E, em Belém, bairro à beira do rio Tejo de onde partiram as caravelas no período dos grandes descobrimentos, estão alguns dos mais emblemáticos monumentos portugueses.

FÁTIMA

Não há como não se emocionar nesta pequena cidade portuguesa, a 120 quilômetros de Lisboa e a 180 quilômetros do Porto, que tem seu ponto alto no Santuário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de um dos mais expressivos centros de peregrinação à Virgem Maria do mundo católico, com umas das mais belas histórias ligadas ao aparecimento da Virgem Maria. Além da catedral antiga, nos moldes das igrejas tradicionais, há uma nova basílica, com um design mais moderno e capacidade para seis mil fiéis sentados. Além da azinheira das aparições, sob a qual oravam os três pastorinhos.

O local também conta com ampla estrutura de hotéis e pousadas, a maior parte de pequeno porte, considerando que a maioria dos viajantes não se hospeda na cidade.

CURIOSIDADES:
Você sabia?

Que comer é uma das grandes perdições dos turistas em Portugal? Das refeições salgadas aos doces, passando por iguarias como o bacalhau a diversos tipos de queijos, visitar Portugal é garantia de satisfazer qualquer paladar.

Que o Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, Lisboa, um dos principais monumentos portugueses, foi construído com 5% do valor das especiarias trazidas das Índias? A pimenta, a canela, a noz moscada e o cravo hoje são parte integrante da gastronomia portuguesa – e da brasileira também.

Que há mais de trinta tipos de vinho do Porto, entre eles Tawny, Rubi, White, Vintage, Late Bottled, Colheita e Vintage Character?

Que na Capela dos Ossos, em Évora, toda feita de ossos, há,uma inscrição na entrada que diz: “Nós ossos, que aqui estamos pelos vossos esperamos”? A cidade fica na região do centro de Portugal.

Que, por conta do seu belo litoral, Portugal é conhecido como a Costa Ocidental da Europa?

E muito mais...