Brasília, 17 de Dezembro de 2017
  
 
Dicas de viagem

Dicas de Viagem

- Leve medicação de uso primário, anti-térmicos e medicação para dor de cabeça;

- Chegue no aeroporto com  2 horas de antecedência para o embarque;

- Evite filas: faça seu check-in pela internet;

- Ultilize protetor solar independente do seu destino e roteiro de viagem;

- Não esqueça da documentação correta para viagens nacionais: apresente no embarque o RG, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Para viagens internacionias passaporte e visto válidos.

- Dependendo do seu destino, é necessário tomar algumas vacinas com algum tempo de antecedência antes da data do embarque (febre amarela, hepatite, malária);

- Caso você tenha algum problema de saúde como Diabetes ou Hipoglicemia, pode avisar para um membro da tripulação, pois em uma emergência, eles saberão como agir;

- Tenha sempre cuidado com seus pertences. Não deixe nada de muito valor no quarto do hotel. Caso haja necessidade, solicite ao gerente a utilização do cofre.

Calendário de Ofertas

Janeiro
- Mês quente em liquidações tanto nos Estados Unidos como na Europa. Em Paris, por exemplo, as Galeries Lafayette rebaixam em até 60% o preço dos produtos de marcas como Yves Saint Laurent e Dior.

Fevereiro -  Se ir às compras em Dubai já é uma boa devido à isenção de impostos, neste mês o emirado torna-se imperdível, com o Festival de Compras. A cidade toda entra em promoção (lembre-se: são cerca de 40 shoppings), com descontos que chegam a 75%.

Junho - A partir da segunda quinzena, ocorrem liquidações em várias partes do mundo. Na Ásia, o negócio é levado a sério em Hong Kong, na Tailândia e em Cingapura ocorrem, até agosto, festivais de compras com preços que ficam até 70% menores.

Julho - Em São Paulo é o mês da queima de estoque. No Bom Retiro, bairro de compras populares, as ofertas chegam a 70%. Em Santiago, no Chile, que tem isenção de impostos (e bons preços), nos grandes magazines, como o Falabella, não faltam liquidacións.

Novembro - A Black Friday, após o feriado de Ação de Graças, é tradicional nos EUA. As lojas organizam megaliquidações até 90% off. A ocasião é boa para eletrônicos: a J&R Eletronics, de Nova York, faz promoções até uma semana antes da data.

Dezembro - O período de liquidações começa após o Natal e estende-se até janeiro nos EUA e na Europa. Mas no Boxing Day, dia 26, é que a coisa pega - especialmente em Londres. A tradicional loja de departamentos Harrods é uma das mais disputadas: os descontos chegam a 75%.

O Que Levar na Carteira

Dinheiro Vivo -
Após a compra, não precisa mais se preocupar com as variações cambiais. Nem gastar horas nas casas de câmbio.

Cartão de Crédito - É aceito com facilidade. As transações são feitas numa cotação próxima à do dólar comercial.

Traveler´s Check - Dá para ter reembolso em caso de roubo ou perda. Pode-se reaproveitá-lo em outras viagens.

Visa Travel Money - É como um cartão de débito internacional pré-pago: você carrega com um valor e, depois, pode recarregá-lo.

Diversifique - Não fique dependente só de um meio de pagamento. Leve dinheiro trocado para pequenas despesas, como táxi; use o cartão de crédito com moderação para não ter sustos com a fatura; e tenha uma reserva no Visa Travel Money.

Autorização de viagem para crianças e adolescentes: saiba quando é necessário

Quem pretende viajar deve estar atento aos casos nos quais é necessária a autorização de viagem para crianças e adolescentes, a fim de evitar aborrecimentos na hora de embarcar ou de pegar a estrada. É bom lembrar que, em todas as situações, os viajantes devem portar documento de identificação. As crianças e os adolescentes que não tiverem carteira de identidade devem viajar com a certidão de nascimento original ou autenticada.

A 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ/DF) conta com um sistema que agiliza a emissão de autorizações para viagem. O sistema funciona na sede da Vara e nos Postos de Atendimento da Rodoviária Interestadual e do Aeroporto Internacional de Brasília. Com o cadastro já armazenado no sistema, os pais ou responsáveis, munidos da documentação necessária, saem com a autorização em poucos minutos.

Para solicitar a autorização, é necessário apresentar documento de identificação da criança - certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade - e dos pais ou responsáveis - carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei. No caso de responsável legal, é preciso comprovar a guarda ou tutela da criança ou adolescente mediante certidão do juízo que a concedeu.

As autorizações de viagens para crianças e adolescentes também podem ser lavradas pelos próprios pais ou responsáveis por meio de documento público ou particular, no caso de viagem nacional, e de escritura pública, no caso de viagem internacional, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança. Essas autorizações não necessitam de homologação pelo Juízo da Infância e da Juventude.

Viagem nacional

A autorização é necessária para crianças menores de 12 anos que forem viajar desacompanhadas ou na companhia de pessoas que não sejam seus parentes até o terceiro grau (irmãos, tios e avós).

O adolescente (maior de 12 anos) não necessita de autorização para viajar no território nacional, bastando portar documento de identidade original ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

A autorização é dispensável quando a criança estiver na companhia dos pais, responsáveis, ascendente ou colateral maior até o terceiro grau, comprovado o parentesco por meio de documentos válidos legalmente.

Viagem internacional

A autorização é necessária para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que forem viajar sem os pais, sendo dispensável quando na companhia de ambos. Se na companhia de apenas um dos genitores, o outro deverá autorizar a viagem por documento com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.

Os genitores podem autorizar a viagem ao exterior de criança ou adolescente desacompanhado ou em companhia de terceiros maiores e capazes. O documento de autorização deve ser de ambos os pais, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.

Outras informações:

A autorização de viagem nacional é regulada, no Distrito Federal, pela Portaria N. 010/97/VIJ. A concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros é disciplinada pela Resolução N. 131, de 26 de maio de 2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para saber mais, acesse o link Autorização de Viagem, na página da Infância e Juventude, no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Locais e horários de atendimento:

Viagem nacional

- 1ª Vara da Infância e da Juventude - Seção de Apuração e Proteção
Endereço: SGAN 909, Lotes D/E
Telefones: 3103-3250 e 3103-3287
Horário: dias úteis, das 12 às 19 horas

- Aeroporto Internacional de Brasília - próximo à Polícia Federal
Telefone: 3364-9477 / Fax 3365-4521
Horário: todos os dias, das 8 às 20 horas

- Rodoviária Interestadual de Brasília
Endereço: SMAS (Setor de Múltiplas Atividades Sul), Trecho 4, Lote 5/6 - ao
lado da Estação Shopping do Metrô
Telefone: 3233-5279
Horário: todos os dias, das 8 às 20 horas

- Fóruns das circunscrições judiciárias do Distrito Federal
Horário: dias úteis, das 12 às 19 horas

Viagem internacional

- 1ª Vara da Infância e da Juventude - Seção de Apuração e Proteção
Endereço: SGAN 909, Lotes D/E
Telefones: 3103-3250 e 3103-3287
Horário: dias úteis, das 12 às 19 horas

- Aeroporto Internacional de Brasília - próximo à Polícia Federal
Telefone: 3364-9477 / Fax: 3365-4521
Horário: todos os dias, das 8 às 20 horas

Fonte: TJDFT